[vw-title-banner]

Proposta para atividade física rejeitada pelo Evoluir Oeiras

Home >> Notícias Proposta para atividade física rejeitada pelo Evoluir Oeiras

Proposta para atividade física rejeitada pelo Evoluir Oeiras

Na reunião da Assembleia Municipal de Oeiras, realizada a 9 de abril, a líder da bancada do Partido Socialista, Alexandra Tavares Moura, propôs que a recomendação para estimular a atividade física dos oeirenses fosse discutida na Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto e Juventude. A proposta visava encontrar um consenso entre as diferentes forças políticas, destacando os benefícios para a saúde pública, consenso esse rejeitado pelo Evoluir Oeiras.

Segundo Maria de Fátima Filipe, “o Plano Local de Saúde de Oeiras identificou os cinco maiores problemas de saúde no território, a saber: a ansiedade e depressão; diabetes; dislipidemia; excesso de peso e obesidade”. Com base nesses dados, a proposta visava promover a atividade física como uma forma de combater esses problemas de saúde.

Na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, o Partido Socialista apresentou uma proposta alternativa que envolvia a colaboração com as freguesias e uniões de freguesias.

A ideia era identificar espaços de fácil acessibilidade e proximidade, fechados ao trânsito, um domingo por mês, com atividades de lazer e animação. Maria de Fátima Filipe explicou que “a escolha de espaços arborizados a identificar em cada uma das freguesias cumpriria com vantagem os objetivos elencados na proposta de recomendação”.

No entanto, a proposta não foi bem recebida pelo grupo Evoluir Oeiras, que preferiu concentrar-se na utilização da Marginal para essas atividades. Maria de Fátima Filipe criticou esta abordagem, afirmando que “a escolha da Marginal tem uma condicionante relevante durante o verão, devido ao calor e ao transtorno associado à época balnear”.

Por consenso, foi decidido solicitar aos serviços da Câmara Municipal de Oeiras um calendário dos eventos que obrigam ao fecho da Estrada Nacional 6, Marginal. A ideia era aproveitar esses eventos para minimizar os custos e transtornos associados ao fecho da via.

No entanto, a Câmara Municipal, em ofício de 15 de janeiro de 2025, apenas considerou a possibilidade do corte de trânsito na Marginal após as 13h00 do evento “Mexa-se na Marginal”, que ocorre entre Caxias e Santo Amaro de Oeiras.

Maria de Fátima Filipe destacou a importância de avaliar a adequação da proposta de recomendação, considerando os impactos diretos e indiretos do fecho da Marginal. “O Partido Socialista considera que não tem informação suficiente que permita avaliar os impactos diretos e indiretos do fecho da Marginal para o conjunto dos onze eventos realizados em 2024”, afirmou.